quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Assembleia Paroquial 2011


Aconteceu neste domingo (20/11) na Matriz Santa Terezinha a assembleia paroquial que contou com a participação de mais de 60 paroquianos, sendo eles agentes de pastorais, de movimentos e serviços, e também os coordenadores de todas as capelas. A assembleia iniciou com a Celebração Eucarística ás 08 horas da manhã, e depois de um momento comunitário do café... assim teve início a assembleia desse ano.
Todos viram através da dinâmica do ver, julgar e agir todos os trabalhos feitos durante o ano, pensaram nas dificuldades de cada pastoral e o traçaram os compromissos de de 2012 para que esses possam ser melhores.
A assembleia contou com as palavras de nosso pároco Padre Stanislaw que nos ajudou a refletir a importância de uma comunidade unida na qualidade e não na quantidade. Também ajudaram no decorrer da palestra o Diácono Cláudio Rodrigues e o Seminarista Antônio Netto que com sua dinâmicas mostraram a beleza de um trabalho em conjunto. Ao meio dia um almoço foi preparado pelas senhoras de cozinha que com muito carinho dedicaram seu domingo para alimentar os participantes da assembleia paroquial. Durante a tarde, todos viram um vídeo em homenagem aos trinta anos de sacerdócio do Pe. Stanislaw, que com palmas agradeceram a presença de nosso pároco. A assembleia desse ano finalizou com a Celebração Eucarística ás 18 horas. Agradecemos a todos que participaram da assembleia paroquial de 2011, e rezemos para que Santa Terezinha possa interceder junto ao Pai, por nossos trabalhos pastorais

Confira as fotos da Assembleia no álbum de fotos:

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PRATA REFINADA

Havia um grupo de mulheres num estudo bíblico do livro de Malaquias.

Quando elas estavam estudando o capítulo três, elas se depararam com o versículo 3 que diz: 'Ele se assentará como um refinador e purificador de prata...'. Este verso intrigou as mulheres e elas se perguntaram o que esta afirmação significava quanto ao caráter e natureza de Deus.

Uma das mulheres se ofereceu para tentar descobrir como se realizava o processo de refinamento da prata e voltar para contar ao grupo na próxima reunião do estudo bíblico.

Naquela semana esta mulher ligou para um ourives e marcou um horário com ele para assisti-lo em seu trabalho.
Ela não mencionou a razão de seu interesse na prata nada além do que sua curiosidade sobre o processo de refinamento da prata.

Enquanto ela o observava, ele mantinha um pedaço de prata no fogo e deixava-o aquecer. Ele explicou que no refinamento da prata devia-se manter a prata no meio do fogo onde as chamas eram mais quentes de forma a queimar todas as impurezas. A mulher pensou em Deus mantendo-nos em um lugar tão quente; depois, ela pensou sobre o verso novamente... ' Ele se assenta como um refinador e purificador de prata'.

Ela perguntou ao ourives se era verdade que ele tinha que sentar-se em frente ao fogo o tempo todo que a prata estivesse sendo refinada. O homem disse que sim, ele não apenas tinha que sentar-se lá segurando a prata, mas também tinha que manter seus olhos na prata o tempo inteiro. Se a prata fosse deixada, apenas por um momento em demasia nas chamas, ela seria destruída.

A mulher silenciou por um instante. Depois, ela perguntou: 'Como você sabe quando a prata está completamente refinada?'. E o homem respondeu: 'Oh, é fácil! - o processo está pronto quando vejo minha imagem refletida nela'.

Esse é nosso Deus...

sábado, 19 de novembro de 2011

Formação na Paróquia Santa Terezinha

Neste sábado (19/11), aconteceu na Matriz Santa Terezinha uma formação em preparação para a assembleia paroquial. Com o tema: A vida em comunidade, o diácono Cláudio Rodrigues explicou da importância da comunidade na vida do cristão.
De uma forma dinâmica, todos puderam participar partilhando de suas experiências aqui na Paróquia Santa Terezinha, e comparando a vida na comunidade dos primeiros cristãos, todos perceberam a importância da vida cristã na comunidade católica.
Amanhã teremos a assembleia paroquial na Matriz Santa Terezinha a partir das 08h da manhã com a Celebração Eucarística.

domingo, 13 de novembro de 2011

Formação: Missa parte por parte!

Neste sábad0 (12/11) a os ministros da Eucaristia, catequistas, agentes de pastoral, catequisandos e todo o povo de Deus participaram de uma formação apresentada pelo Diácono Cláudio Rodrigues. Com o tema: " Missa parte por parte", o diácono apresentou a importância de cada momento da Celebração Eucarística para a vida da Igreja de Jesus Cristo.
Todos que estavam presentes puderam apresentar sua dúvidas, assim fazendo que a Celebração da Santa Missa possa ser cada vez mais participativa com todo o povo de Deus reunido.
E na semana que vem, não percam a assembleia paroquial que se iniciara no dia 20/11 á 08h com a Santa Missa.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Papa Bento XVI estuda visita a Cuba a ao México em 2012


O Papa Bento XVI poderá ir ao México e a Cuba em 2012. A informação foi passada pelo diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, o qual afirmou que uma visita apostólica aos dois países já está sendo estudada pelo Santo Padre. Padre Lomardi acrescentou ainda que a resposta oficial para esta possibilidade poderá ser confirmada pelo Pontífice nas próximas semanas.

“ A espera do povo mexicano é notável e o Papa já sabe desta expectativa e quer responder a isto com prazer. O papa esteve no Brasil, mas os países da América Latina de língua espanhola desejavam uma viagem para eles”, disse Lombardi.

Finalidade da viagem

De acordo com o diretor da sala de Imprensa Vaticana, a viagem terá um objetivo específico, em resposta à missão continental proposta pela Conferência de Aparecida.

“Depois da Conferência Continental de Aparecida, da qual o Papa participou há quatro anos, a América Latina tem se empenhado na grande missão continental de Evangelização e o Papa poderá encorajar toda a Igreja neste grande objetivo, também diante da preparação da celebração do ano da fé”, explicou.

( Fonte: Canção Nova)

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

vou abrir o teu coração


- Amanhã de manhã eu vou abrir o teu coração. - explicava o cirurgião a uma criança.

E a criança interrompeu-o:

- Você encontrará Jesus dentro dele?

O cirurgião olhou para ela e continuou:

- Eu vou cortar uma parede do teu coração para ver a "ferida" que ele tem.

- Mas quando você abrir o meu coração, encontrará Jesus lá? - a criança voltou a interrompê-lo.

O cirurgião voltou-se para os pais, que estavam sentados em silêncio, e olhou-os com espanto.

Dirigiu-se novamente à criança:

- Quando eu tiver visto tudo o que não está bem, planearemos o que fazer em seguida, ainda com teu coração aberto.

- Mas você encontrará Jesus no meu coração? A Bíblia diz que Ele mora lá. Todos que acreditam n'Ele dizem que Ele vive no coração. Então, você vai encontrá-lo no meu coração!

O cirurgião pensou que era suficiente e explicou-lhe:
-
Depois da operação, digo-te o que encontrei no teu coração. Fica combinado? Eu tenho a certeza que encontrarei um músculo cardíaco danificado, baixa resposta de glóbulos vermelhos e fraqueza nas paredes e vasos. E, só depois disso, saberei o que posso fazer para curar-te.

- Mas você também vai encontrar Jesus lá dentro, não vai? É a Sua casa, Ele vive lá, está sempre comigo.

O cirurgião fartou-se dos comentários insistentes da criança, saiu e foi para o seu consultório.

Começou a gravar os estudos prévios para a intervenção:

- Aorta danificada, veia pulmonar deteriorada, degeneração muscular cardíaca massiva. Sem possibilidades de transplante, dificilmente curável. Terapia: analgésicos e repouso absoluto. Prognóstico:...

Fez uma pausa e em tom triste disse:

- Morte nos primeiros anos de vida.

Então, parou o gravador.

- Porquê? - perguntou em voz alta. - Porquê acontecer isto com esta criança?
Deus colocou-a aqui, nesta dor, condenado-a a uma morte precoce. Porquê?!

De repente, Deus, nosso Criador, responde:

- O menino, minha ovelha, já não pertencerá ao teu rebanho, porque ele é parte de Mim e co'Migo estará por toda a Eternidade. Aqui, no Céu, no Meu rebanho sagrado, já não sofrerá: será consolado de uma forma inimaginável, para ti ou para qualquer outra pessoa. Os seus pais, um dia, unir-se-ão a ele, conhecerão a Paz e a Harmonia, juntos, no Meu Reino, e no Meu rebanho sagrado continuará crescendo.

O cirurgião começou a chorar intensamente, mas sentiu ainda mais raiva, não entendia as razões.

E replicou:

- Tu criaste este menino e também o seu coração. Para quê? Para que morresse em poucos meses?

O Senhor respondeu-lhe:

- Porque é tempo de regressar ao seu rebanho. A sua missão na Terra já se cumpriu. Há uns anos atrás, enviei uma ovelha com dons de médico para que ajudasse os seus irmãos, mas com tantos conhecimentos na ciência esqueceu-se do seu Criador.
Então, enviei outra das minhas ovelhas, o menino enfermo, não para perdê-lo, mas sim para que a ovelha perdida há tanto tempo, com dotes de médico, voltasse para Mim.

Então, o cirurgião chorou e chorou inconsolavelmente.

Dias depois, após a cirurgia, o médico sentou-se ao lado da cama do menino enquanto os pais estavam do outro lado, à sua frente.

A criança acordou e, murmurando, perguntou imediatamente:

- Abriu o meu coração?

- Sim. - respondeu-lhe o cirurgião.?

- O que encontrou? - perguntou o menino.

- Tinhas razão: lá, reencontrei Jesus...


Deus tem muitas maneiras para nos lembrar que devemos voltar para o Seu lado.

procure a sua Paróquia, confesse e retorne a Comunhão com Jesus e com sua Igreja.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Papa na África: Bento XVI visita Benin no mês de novembro!


A viagem apostólica de Bento XVI ao Benin, país africano com cerca de 9 milhões de habitantes, acontece em novembro e terá um caráter fortemente pastoral.

"Haverá a entrega da Exortação Apostólica pós-sinodal, fruto do 2° Sínodo para a África de 2009, a celebração com o Santo Padre do 'Jubileu dos 150 anos da evangelização do Benin' e, enfim, a recordação do falecimento do Cardeal beninense Bernardin Gantin", revelou o vice-presidente do Comitê Organizador da viagem, Dom Eugène Houndekon, em uma coletiva de imprensa na terça-feira, 21, em Cotonou, capital econômica do país.

A visita reveste-se de importância não somente para os católicos, mas para todo o povo do país, e servirá para tornar visível a "Igreja-família" que está na África. "Apelo a todos os beninenses a contribuir com o sucesso do evento", destaca o responsável pela comunicação do Comitê Organizador, padre André Quenum.

"A visita do Papa ao Benin honra toda a África", disse o Ministro do Exterior do país, Nassirou Bako-Arifari, em entrevista ao jornal católico francês La Croix. Ele também sublinha as boas relações com a Igreja e a sua contribuição na construção da Nação.

( Fonte: Canção Nova)