quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O que é o Ano da Fé?

Estamos num tempo muito propício, um grande retiro para que possamos ouvir a voz de Deus e nos perguntarmos da chama da nossa fé. Como ela está? Como eu posso viver minha fé nos dias de hoje? Será que estou vivendo o projeto de Deus na minha vida? O Ano da Fé, promulgado pelo Santo Padre Bento XVI, para comemorar os 50 anos de abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, é principalmente um marco para a vida da Igreja em todo o mundo, este concílio aberto no dia 11 de outubro de 1962 pelo Santo Padre o Beato João XXIII é considerado por muitos um grande pentecostes para a Igreja, porque a luz da fé católica decisões importantes foram tomadas sobre o futuro pastoral, litúrgico, missionário e social, tudo isso depois de 50 anos vivemos colocando o projeto de Deus na sociedade.
Mas o que tem a ver o a Ano da Fé, com todo esse acontecimento? Eis a verdadeira alegria de celebrarmos o Ano da Fé, porquê com tantos acontecimentos que desfiguram a verdadeira imagem de Cristo, nós como cristãos católicos, somos convidados a olharmos nossa fé muito mais acima do que vemos, sendo em primeiro lugar o testemunho verdadeiro de Deus, a ponto de darmos a nossa pŕopria vida em favor do Evangelho, que é Cristo, nossa alegria.
Somos enviados a missão de voltarmos a olhar os primeiros cristãos, que faziam de tudo para participarem da Eucaristia, ensinar a Palavra de Deus aos seus filhos. Hoje temos a Eucaristia todos os dias, o contato com a Palavra diariamente, e a nossa vida de fé como está? Será que a chama da fé que recebemos no batismo está se apagando? O Ano da Fé é o fermento para que nossa fé não fique pequena, a Luz para que nossa luz ilumine cada vez mais.  Nesse início do Ano da Fé que traz a proposta edificarmos a nossa fé, deve ser como a do Evangelho onde Cristo nos diz que a nossa fé nos salvou, a luz que não deve ficar em baixo da mesa, mas em cima para que ilumine o quarto escuro, enfim para que seja viva e eficaz.
Peçamos a Maria, aquela que acreditou, que Ela nos ajude a vivermos e testemunharmos nossa fé, e que sejamos a o porta de entrada para que os outros vejam em nossa fé, a verdadeira Casa que é Jesus Cristo.

Seminarista Antônio Firmino da Silva Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário