quarta-feira, 19 de junho de 2013

“Quem diz o povo que eu sou?”

Jesus sempre procura mexer com a nossa consciência nos interrogando da maneira/forma como nós o entendemos e vemos. A compreensão de Jesus requer de cada um de nós uma significação ou re-significação do mistério de Jesus que se torna presente em nossa vida pela Eucaristia. Caminhamos na Igreja, anunciamos a Boa Nova, ouvimos falar de Jesus, mas o que falta é o que Jesus significa para mim, sua importância para mim. Somente ler sobre a vida de Jesus não é suficiente para saber quem é Jesus, o importante é fazer a experiência de Jesus. Os milagres realizados, as palavras pronunciadas por Ele, seu exemplo de vida e o testemunho dos discípulos já nos apresenta uma visão de Jesus, sua trajetória e caminhada.
O que Jesus nos apresenta e quer nos possibilitar é o convencimento Dele próprio à cada um de nós, seus discípulos. Por isso é necessário nos perguntarmos se nós que já fizemos a experiência com o Senhor estamos convencidos Dele; caminhamos, rezamos, fazemos o bem, mas muitas vezes não estamos convencidos da presença do Senhor em nossas vidas. E você... está convencido, está convicto da figura de Jesus em sua vida? Se esta interrogação não estiver clara para nós, tudo o que falarmos sobre Jesus será uma visão muito pessoal e íntima, retirada do “Google” de nossas mentes. E realmente estamos vivendo nesta era do imediatismo e do aqui e agora, os resumos vão e vem em nossa mente, e se não temos intimidade com o Senhor sempre daremos a nossa visão e aquilo que penso de Jesus e não o que ele realmente significa para mim.
O significado do Senhor é algo que não compreendemos pela nossa capacidade racional, ela ultrapassa nossa racionalidade por isso a mística em nossa vida deve estar ligada a mística de Jesus que passou por este mundo fazendo o bem. E as nossas atitudes são as mesmas do Senhor, ou ainda procuramos esquivar nossa consciência para apenas fazer aquilo que eu quero? A vida que levamos hoje, a nossa espiritualidade, nossa caminhada de oração, nos vida em geral tem possibilitado em cada qual motivo para que o Senhor derrame sobre nós “um Espírito de graça e oração” (Zc 12,10)? Pronunciar a todos que Jesus é o Deus da vida, que Ele é o Salvador, que És misericordioso é muito belo e nos ajuda rever nossos conceitos, mas será que estamos fazendo nosso exame de consciência da melhor forma, do jeito que o Senhor nos pede?
Ainda que levemos uma vida difícil por uma causa maior, como agiríamos se Jesus chegasse para você hoje e dissesse essa passagem para você: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará” (Lc 9,23b-24), como reagiria? Ao olhar para Jesus é necessário termos os olhos em Deus para responder quem é Jesus, e para isso preciso responder e estar convicto de quem é Jesus para mim. Reflita, medite e tende aproximar uma resposta que te convença de quem é Jesus para você. Para saber esta resposta não basta a intelectualidade racional...

Deus o abençoe e ilumine em sua reflexão.

Pe. Beto (vigário paroquial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário