sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O Valor da Cruz


Autor: Linaldo Lima

Texto-Base: Gálatas 6: 14

A Cruz foi construída para punir os pecadores dignos de morte (Dt 21: 22). Por ser um tipo de morte das mais cruéis, por matar lentamente cada pessoa que nela subisse, era temida por todos os malfeitores.

Todas as pessoas que fossem condenadas à morte, por julgamento, enfrentariam a cruz. Ela representava o fim de todos os condenados.

Após o pecado de Adão, todos nós estávamos condenados á morte eterna (Rm 3: 23), porque o “salário do pecado é a morte” (Rm 6: 23a). Só um justo poderia salvar a humanidade, oferecendo-se como sacrifício vivo na cruz, em favor da humanidade; todavia, Deus não viu entre nós um justo sequer, todos estavam afastados de sua presença (Sl 53: 2-3).

Jesus, então, foi enviando a terra para trazer a salvação a todos nós e mudar a nossa história. Só que ele teria que enfrentar a cruz, sofrer até o último momento para cumprir o propósito de Deus.

A Cruz era o vale da decisão. Lá tudo iria tomar um novo rumo.


1. O fim... Da escravidão do pecado
Quando Jesus morreu na cruz, o sinédrio festejou a sua “vitória”, talvez dizendo: “Conseguimos! Vencemos aquele impostor. Destruímos aquele falso profeta. Foi apenas uma pequena ameaça, mas tudo voltará ao normal. O judaísmo seguirá os seus ritos. Esse foi mais um daqueles que se levantaram contra nós e, perdeu novamente. Viva o sinédrio!”.

Muitos discípulos voltaram às suas cidades, tristes e decepcionados porque Jesus, a quem eles seguiam, morreu. Acabaram as suas esperanças naquilo que o Mestre lhes havia falado. O momento falou mais alto para eles.

Mas, o que para eles significava o fim de mais um revolucionário, na verdade, significava o FIM DA ESCRAVIDÃO DO PECADO. Lá na cruz, Jesus levou consigo toda a nossa condenação e, experimentou ali mesmo na cruz, o cálice da ira de Deus por nós. Ele se fez maldito por nós; o justo morreu pelo injusto.

Lá na cruz foi cravada toda a maldição e condenação do pecado cometido por Adão no Jardim do Éden. Tudo estava consumado, como disse o próprio Jesus (Jo 19: 30).

O primeiro valor da Cruz para nós, cristãos, é que ela representa o FIM DA CONDENAÇÃO ETERNA... há um novo caminho, há uma nova esperança de salvação. A morte de Cristo na Cruz significou a redenção dos nossos pecados.


2. O início... De uma nova vida.
Em meio à festa do sinédrio, pela morte de Jesus, surgem os soldados romanos aflitos, angustiados e perplexos diante dos sacerdotes e, talvez disseram: “temos uma coisa a lhes dizer. Nunca vimos isso em toda a nossa vida. Estamos perplexos! Um anjo desceu dos céus, removeu a pedra do sepulcro e... Ele ressuscitou!”. Logo, os anciãos lhes “deram muito dinheiro” para que os mesmos dissessem que os discípulos haviam roubado o corpo para dizer que Jesus tinha ressuscitado (adaptado de Mt 28: 11 – 15).

Dois discípulos tomaram seu caminho de volta para a aldeia de Emaús, onde moravam. Logo quando iam conversando, fazendo perguntas um ao outro, uma terceira pessoa se aproximou deles e ia com eles conversando no caminho. Ao chegar em Emaús, logo o viajante que ia com eles adiantou-se, dando a entender que ia mais longe. Os discípulos rogaram que o viajante passassem a noite com eles, de sorte que Ele ficou.

Como era costume em Israel, na hora da refeição, o hóspede, geralmente fazia a oração de agradecimento, partia o pão e servia os demais da mesa. Nessa hora, quando o viajante pegou no pão, os discípulos olharam entre si, como quem diz: “esse jeito de pegar no pão, eu conheço”; quando aquele homem começou a orar, os discípulos, pensaram: “eu só conheço um que ora dessa maneira”; quando o viajante partiu o pão e lhes deu, logo os discípulos abriram seus olhos, agora sem dúvida alguma, dizendo: “é Ele... tá vivo... Ele vive”. Naquele momento o viajante sumiu. Então, disseram um para o outro: “não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras?”.

Logo entenderam que era Jesus que tinha ressuscitado e, voltaram para Jerusalém e testificaram aos demais discípulos o que lhes acontecera no caminho de Emaús (Lc 24: 13 – 35).

O segundo valor da cruz para o cristianismo é que, ela representa o INÍCIO... de uma nova vida com Cristo. Uma vez perdoados dos nossos pecados com a Sua morte, fomos JUSTIFICADOS diante de Deus pela sua ressurreição.

Quando olhamos para a cruz, vemos que ela está vazia, o sepulcro está vazio. Jesus Cristo não está mais lá. Ele ressuscitou. Ele venceu a morte e ressurgiu.

A cruz significa um novo começo, uma nova vida. TUDO SE FEZ NOVO.


Para finalizar, Não há maior símbolo que represente o cristianismo com tanta identificação como a Cruz. Ela representa a transição de duas fases decisivas na história da humanidade. Ela representa a redenção do cristianismo.

ATÉ a Cruz, estávamos condenados à morte eterna; NA Cruz, foram depositados todos os nossos pecados por Cristo Jesus e, após a Cruz, Ele ressuscitou e nos tornou uma nova criatura, justificando-nos diante de Deus e nos assegurando a Vida Eterna.

fonte: http://www.gostodeler.com.br/materia/7624/o_valor_da_cruz.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário