quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Festa da dedicação da Basílica de São João de Latrão


Hoje celebramos a Consagração da Basílica de São João de Latrão, fundada pelo papa Melquíades, nas propriedades doadas para este fim por Constantino, ao lado do palácio lateranense. Ela foi construida entre os anos 314 a 335.

Segundo a tradição da Santa Igreja, o aniversário de sua dedicação, antes celebrado apenas em Roma, hoje é comemorado em todas as comunidades católicas do rito romano, para enaltecer o ministério petrino do Sumo Pontífice que, de sua Basílica Patriarcal, preside a toda a Igreja. Seu nome oficial é Arquibasílica do Santíssimo Salvador. Até a construção do Vaticano, o Santo Padre morava no Palácio Lateranense, anexo à Basílica de Latrão.

Como catedral da Diocese de Roma, contém o trono papal (Cathedra Romana), o que a coloca acima de todas as igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro. Tem o título honorífico de Mãe e Cabeça de todas as Igrejas de Roma e do mundo.

A Igreja de Latrão é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma. As três outras, também caracterizadas com uma Porta Santa e um Altar Papal são: a Basílica Vaticana, que manifesta a igreja apostólica fundada sobre o apóstolo Pedro; a Basílica Ostiense, que manifesta a igreja católica fundada sobre a missão de Paulo; a Basílica Mariana, que manifesta a igreja santa gerada com Cristo de Maria.

( Fonte: daaz.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário