quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"Ele largou tudo e o seguiu..." (Mt 9,9)

Queridos tudo bem? Vamos conversar sobre um tema importante para a nossa caminhada de fé, que exige compromisso e muita luta. Como estão nossos passos para Deus? Neste texto vamos refletir nossa caminhada de cristãos católicos rumo a um mundo cada vez melhor com a presença de Cristo.
Seria impossível iniciar essa conversa sem lembrarmos de São Mateus o cobrador de impostos, que a primeira vista se apaixonou por Jesus, pelo seu ensinamento e seu olhar misericordioso para aquele que era visto como uma praga para a sociedade da época, "...Ele era um cobrador de impostos, mas largou tudo para seguir Jesus..." (Mateus 9,9). A dinâmica de São Mateus é muito rica de exemplos e significados, Mateus sequer tinha conhecido Jesus e na sua primeira vista, sua primeira conversa viu que Ele era especial, e largou tudo na mesma hora e o seguiu, sendo um de seus discípulos e dando a própria vida em favor do Evangelho no qual ele mesmo com a força do Espírito Santo escreveu.
Os passos de São Mateus foram muitos decisivos para sua vida, a força de sua fé foi tão grande que não pensou se existiriam consequências daquela atitude, e Mateus estava certo sua escolha foi pura e verdadeira que o tornou um grande evangelista. Aquele pobre e renegado cobrador de impostos foi umas das "pescas" que Jesus fazia, mas em vez de redes seu instrumento era a misericórdia e amor pelas pessoas.
Hoje na sociedade em que vivemos, seguir Jesus não é nada fácil, não podemos nos enganar com as seduções deste mundo capitalista e relativista que quer nos afastar de Deus com a desvalorização da família, a falta de educação religiosa e familiar que é recebida de nossos filhos, onde não se respeita nem os pais e muitos menos Deus autor da vida e o amor mútuo entre as pessoas, afinal somos filhos de Deus  (1João 3,1) que Ele ama todos de maneira igual, não devemos descriminar alguém pelos seu erros senão nos tornamos aqueles que descriminaram São Mateus, devemos ser outros Cristos que serão capazes de olhar no pecador e dizer: "...Vem e segue-me." (Mateus 19,21) ou melhor "...Eu também não te condeno, vá e não tornes a pecar". (João 8,11). Nossos passos devem ser o de Jesus, devem ser o de Maria, devem ser dos Santos que em suas vidas atribuladas tanto deram exemplo do amor de Deus. Vamos caminhar juntos, afinal somos a família de Deus!

Abraço fraterno!
Seminarista Antônio Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário